Empresas de software para Telemedicina no Brasil

Publicado em 05/12/2020

Dr., o Sr. conhece as empresas de software para telemedicina que existem atualmente no Brasil? Há várias opções disponíveis, por isso é importante conhecer os recursos que cada uma delas oferecem.

Empresas de software

Quer conhecer mais sobre o que estas empresas devem oferecer de recursos para lhe ajudar no atendimento por telemedicina? Então, continue fazendo a leitura desse post.

Telemedicina e o que as empresas de software devem oferecer

A partir do momento em que o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467 autorizando o uso da Telemedicina para atender os pacientes durante o período de pandemia causada pelo coronavírus, a telemedicina passou a ser uma importante estratégia utilizada pelos médicos para continuar cuidando dos seus pacientes.

Mesmo distantes fisicamente, sabemos que a relação médico-paciente, em muitos casos, pode-se manter efetiva, pois com a telemedicina os atendimentos podem continuar sendo realizados por meio de tecnologia da informação e comunicação, a qual, não podemos esquecer, deve garantir a integridade, a segurança e o sigilo das informações envolvidas.

Nesse sentido Dr., o senhor sabe em qual software para telemedicina pode confiar? Partimos do princípio que os médicos devem considerar que para a telemedicina funcionar corretamente é necessário que haja uma combinação de vários elementos, sendo os principais: os equipamentos digitais, os softwares, a plataforma, a Internet e os especialistas qualificados nas áreas da saúde.

Quanto aos softwares e/ou plataformas, a verdade é que há várias opções, desde aquelas que já existiam no mercado, bem como as que foram desenvolvidas para atender essa nova demanda do mercado de saúde.

Nesse contexto, uma das opções disponíveis aos senhores médicos é o Dr. Análise, software para telemedicina e gestão de clínicas médicas, que existe no mercado desde 2009 e está devidamente preparado para atender as determinações do Ministério da Saúde, bem como as especificações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O que as empresas de software devem disponibilizar para a telemedicina?

De acordo com o Dr. Aldemir Humberto Soares “a telemedicina é uma evolução natural dos cuidados de saúde no mundo digital. A cada dia torna-se mais indiscutível a capacidade que ela tem de melhorar a qualidade, a equidade e a acessibilidade”. 

Qual o impacto da ascensão da telemedicina com o crescente e variável número de softwares? Permite que médicos e pacientes usem a tecnologia para monitorar e rastrear sua saúde.

Dada a relevância dessa realidade, todas as empresas que disponibilizarem um software para telemedicina precisam considerar que vários aspectos são fundamentais no funcionamento de todo esse processo. Dr., vamos verificar juntos o que essas empresas precisam disponibilizar!

O software deve permitir a geração de cobranças das consultas de maneira 100% garantida, tanto para o médico quanto para o paciente. Deve ser funcional na questão de agendamento das consultas, garantindo que o horário escolhido realmente fique reservado para o paciente que realmente o escolheu. Precisa ser prático e intuitivo no atendimento ao paciente, por meio da realização da videoconferência.

Além disso, o software deve disponibilizar acesso ao bulário para prescrição da medicação. Permitir a emissão da receita para que o paciente possa providenciar os medicamentos prescritos. E, por fim, deve ter a funcionalidade de ser assinado digitalmente, com plena garantia da segurança dos dados e respeito as regras de sigilo e confidencialidade necessárias.

Diante dessa necessidade, o software Dr. Análise, em seu módulo de telemedicina, oferece todas estas funcionalidades citadas. É um sistema funcional e intuitivo que tem como objetivo ajudar os profissionais médicos a fazer a diferença no combate ao coronavírus no Brasil.

Gostou das informações tratadas neste post? Quer saber mais informações a respeito do que as empresas de software devem oferecer? Descreva sua resposta no espaço dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *