Como funciona a Telemedicina

Publicado em 04/16/2020

 Dr. já fez atendimentos à distância para alguns de seus pacientes? A Telemedicina proporciona isso e passa a ser uma importante aliada no combate a pandemia do Coronavírus, portanto vamos entender como funciona a telemedicina?

Quer conhecer mais sobre ela, entender a importância, como funciona e quais os benefícios que ela pode proporcionar para a saúde das pessoas e para o seu negócio também? Então, continue lendo esse post.

O que é Telemedicina?

O texto da Resolução CFM nº 1.643/2002, cita: ” Telemedicina deve contribuir para favorecer a relação individual médico-paciente;”.

Software de Telemedicina

A importância da Telemedicina

A partir das primeiras discussões sobre a Telemedicina já foi possível identificar que ela traria contribuições significativas para a área médica, tornando a saúde mais acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para o Dr. José Aldair Morsch, “seja no Brasil ou no mundo, a telemedicina é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes”.

O porquê desse avanço? Devido à aplicação de tecnologias modernas, como a Internet e os sistemas de áudio, imagem e vídeo, as demandas comuns na área da saúde, como a carência de especialistas, a segunda opinião médica e o esclarecimento de dúvidas, passaram a ter uma solução mais consistente.

Seja para fazer exames de rotina ou para lidar com situações de urgência, esse é um apoio decisivo, contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas, ressalta o Dr. Morsch.

E nesse momento, mais do que nunca, os médicos passam a ter a Telemedicina como uma aliada fundamental para ajudar no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Como funciona a Telemedicina?

O 2º artigo da Resolução nº 1.643/2002 do CFM, define que “- Os serviços prestados através da Telemedicina deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada, pertinentes e obedecer as normas técnicas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional. ”.

Para entendermos melhor essa lógica de como funciona a Telemedicina vamos explorar outras informações publicadas pelo Dr. José Aldair Morsch.

Para a telemedicina funcionar corretamente é necessário fazer uma combinação de vários elementos: os equipamentos digitais, os softwares, a plataforma, a Internet e os especialistas qualificados nas áreas da saúde.

Todo médico que fizer uso da Telemedicina pode, a partir do seu computador, compartilhar as informações em uma plataforma de telemedicina, a qual faz o armazenamento em nuvem dos dados clínicos de cada paciente. 

É importante considerar que uma das primeiras ações a serem concretizadas é que todo paciente precisa assinar o termo de consentimento para consulta à distância, autorizando que o procedimento seja realizado dessa forma pelo seu médico.

O médico, ingressando na plataforma, pode visualizar os dados e fazer a interpretação dos mesmos, produzindo um laudo com as suas conclusões. Como ação final, assina digitalmente esse documento. Nesta plataforma fica disponível todo o histórico do paciente, o diagnóstico e a prescrição dos medicamentos necessários para o seu tratamento.

Se o Doutor já está atendendo, ou pretende atender, por meio da Telemedicina, o Sistema Dr. Análise é uma plataforma que trabalha desde 2009 diretamente com médicos, sendo um sistema inteiramente voltado para a gestão de clínicas médicas e permite realizar todos os procedimentos descritos acima.

Quais os seus benefícios?

A partir do entendimento de como funciona a Telemedicina, pode-se constatar que os benefícios são muitos, tanto para gestores e médicos quanto para pacientes e a sociedade como um todo. Aqui vamos destacar os principais:

– Em muitos casos ela dispensa a necessidade de locomoção dos pacientes para ter um diagnóstico médico especializado, então há uma redução de custos e ganho de tempo, fatores importantes quando se trata de saúde.

– Torna mais acessível a muitas pessoas os serviços de saúde. Como exemplo, pessoas que moram na zona rural ou em cidades do interior, onde há limitação de profissionais especializados, podem fazer exames complexos e receber diagnósticos precisos.

– Os pacientes podem fazer contatos mais frequentes com seus médicos, essa comunicação mais próxima facilita o esclarecimento de dúvidas de maneira rápida e no momento certo.

– Permite diminuir a frequência de idas aos hospitais, como consequência reduz os riscos de infecções que podem ser contraídas nesses ambientes.

– Melhora o monitoramento dos pacientes a longa distância, permitindo ao médico um acompanhamento mais frequente e lhe dá a condição de intervir, caso seja necessário.

– Oportuniza aos médicos compartilhar resultados dos pacientes entre si, e assim podem discutir opiniões e alternativas de tratamento.

– Dá maior agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online.

Dessa forma, a Telemedicina oferece importantes vantagens para sua clínica médica, aqui listamos alguns dos principais benefícios, mas essa lista é extensa.

Software para Telemedicina

Um software para telemedicina torna-se um dos importantes recursos para que possa implementar o uso da Telemedicina em sua clínica médica. 

O Dr. Análise está preparado para lhe ajudar nessa implementação, ele segue as melhores práticas estabelecidas na Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.643/2002, oferecendo um módulo específico para a Telemedicina, o qual está preparado para atender essa nova demanda do mercado de saúde através de um sistema web e app, tanto para o médico, quanto para o paciente.

O que achou do nosso post como funciona a telemedicina? Quer saber mais informações a respeito? Indique ali nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *