Inovação no mercado médico, pense fora da caixa

Publicado em 03/15/2018

   A tecnologia mudou o rumo da medicina tradicional, hoje podemos sonhar com procedimentos que a alguns anos atrás ninguém imaginava existir . São com essas ações revolucionárias que preparamos este post sobre inovação no mercado médico.

Inovação no mercado médico

   Será que a inovação acontece apenas quando um produto revolucionário é lançado no mercado? Em uma entrevista sobre inovação, Vanessa de Oliveira Collere — diretora do Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região) — ressaltou que o conceito de inovação pode se referir também a uma melhora significativa em um produto ou serviço que já existe.

   Sendo assim, é possível surpreender tanto o mercado em que a empresa atua quanto a clientela por renovar os processos tradicionais do negócio. Quer saber como um empreendedor do ramo médico pode melhorar seus métodos de trabalho por meio de práticas inovadoras? Acompanhe nosso post!

inovação no mercado médico

Estimule a criação de novas ideias

   Para a inovação no mercado médico, é muito importante estimular todos os colaboradores a participar do processo criativo. O gestor da clínica médica precisa demonstrar para toda a equipe que aprecia e valoriza novas ideias. Para isso, alguns empreendedores premiam os funcionários que trazem novas soluções para os serviços e produtos da empresa.

Reúna-se com os colaboradores

   Alguns empresários costumam se reunir com os membros da equipe antes de lançar um produto ou serviço para pedir sugestões que possam aprimorá-lo. Outra prática que pode ser incluída é realizar em um clima descontraído pequenas reuniões em que a gerência e os colaboradores possam discutir sobre como tornar os serviços da clínica mais eficientes.

Observe o que acontece na sua clínica

   Ser observador é uma maneira excelente de ajustar os rumos do negócio de acordo com as tendências do mercado médico. Por isso, analise bem o comportamento dos seus pacientes e descubra sua opinião e sugestões sobre os serviços prestados pela clínica.

Peça sugestões externas

   Converse com os fornecedores sobre quais novidades estão disponíveis no mercado e convide-os a expressar suas observações e impressões quando visitam seu negócio. Poderá também chamar parceiros da clínica para avaliar o atendimento prestado pelos funcionários. Tente anotar todas as informações recebidas para analisá-las com calma.

Teste Grátis

Acompanhe as tendências do mercado médico

   Mantenha-se bem informado sobre o que acontece no mercado à sua volta. Para isso, é preciso visitar congressos, ouvir palestras e participar de encontros sobre medicina. Além disso, leia assuntos relacionados com sua área e siga canais nas redes sociais que divulgam as novidades do setor.

Olhe para a concorrência

   Acompanhe os movimentos da concorrência para saber o que estão fazendo. Isso não significa que você precisa entrar nas clínicas próximas à sua. Pela internet, poderá pesquisar produtos e serviços que empresas da sua região, do Brasil e do mundo estão disponibilizando aos pacientes. Depois da pesquisa, analise quais práticas você poderá adotar no seu negócio.

Modernize sua clínica

   Visto que as tarefas administrativas consomem grande parte da energia do gestor, é importante investir em tecnologia para diminuir o tempo gasto com elas. O mercado digital oferece diversas opções de software de gestão de negócios, que possuem ferramentas eficientes para auxiliar nos serviços burocráticos da clínica, permitindo que você tenha mais tempo para investir em novos projetos para sua marca.

   Guarde todas essas sugestões, aplique-as na sua clínica e tenha certeza de que será uma referência no mundo da medicina.

   O que achou do nosso artigo? Gostou de saber como pode inovar no mercado médico? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *