RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Como fazer um processo seletivo na clínica médica?

Publicado em 02/05/2018

   O sucesso de uma clínica médica se dá, principalmente, pelo bom atendimento prestado aos pacientes. Para que isso aconteça, saber como fazer um processo seletivo na clínica médica para a escolha do pessoal correto para a sua equipe é fundamental.

processo seletivo na clínica médica

 

Como fazer um processo seletivo na clínica médica?

Pensando em ajudá-lo a escolher boas pessoas para trabalhar no seu estabelecimento, elaboramos um passo a passo para que você entenda como realizar um processo seletivo na clínica médica eficiente. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

Divulgação da vaga

O primeiro passo para iniciar um processo seletivo é a divulgação da vaga. Vale lembrar, no entanto, que é extremamente importante que o anúncio seja bem específico e conte com informações como a formação exigida para ocupar o cargo, bem como os horários de trabalho e o salário que será pago ao profissional.

Isso fará com que apenas pessoas que se enquadram no perfil procurado enviem os seus currículos e, com isso, você não perderá tempo descartando documentos que não se encaixam nas exigências da vaga.

No que se refere à divulgação, ela pode ser feita tanto através de mídia tradicional — como em anúncios na seção de classificados de jornais ou em rádios da sua cidade — quanto pelas mídias sociais, nos perfis da sua empresa ou em grupos de emprego no Facebook, por exemplo.

Seleção de currículos

Depois de ter recebido os currículos das pessoas interessadas em trabalhar na sua clínica médica, é chegado o momento de selecionar os que serão chamados para a entrevista. Nesse momento, é importante que todos os responsáveis pela gestão de pessoas participem da atividade.

A análise deve ser feita de forma criteriosa e, para isso, é preciso verificar se os candidatos que enviaram os currículos realmente possuem as atribuições exigidas para a vaga.

Teste Grátis

Preparação de entrevistas

Feita a seleção de currículos, o próximo passo é iniciar as entrevistas com os candidatos. Nesse momento, alguns pontos devem ser levados em consideração. Você deve, por exemplo, montar uma espécie de roteiros com perguntas a serem respondidas.

As perguntas podem ser tanto de cunho pessoal, para que você conheça melhor o perfil e as características de cada pessoa entrevistada, como de cunho profissional,  para saber mais sobre a formação do profissional e experiência na área.

Verifique também a postura dos entrevistados, não precisam estar totalmente lindos e sensuais, mas precisam estar com uma boa aparência sim.

Coleta de informações

Muitas empresas optam por, além da entrevista, utilizar outras metodologias para coletar informações e conhecer melhor os profissionais antes de contratá-los. Para isso, uma ideia interessante é entrar em contato com os antigos empregadores e solicitar informações sobre o desempenho do profissional no trabalho.

É claro que, nos casos onde a saída do candidato de empregos anteriores não tenha sido amigável, as informações coletadas podem ser tendenciosas e, por isso, a escolha e pesquisa das fontes escolhidas também é importante.

Testes práticos

É recomendado também que os profissionais selecionados após as etapas das entrevistas e da coleta de informações realizem testes práticos para que demonstrem as suas habilidades nas funções que serão exercidas.

Uma ideia é oferecer descontos ou isentar o pagamento de serviços para pacientes atendidos por esses profissionais. Dessa forma, os candidatos poderão mostrar, na prática, aquilo que sabem fazer.

Agora que você já sabe como fazer um processo seletivo, pode expandir ainda mais seu conhecimento, pois também é importante que você saiba orientar seus colaboradores sobre como se portar no ambiente de trabalho, outro post interessante para se ler quando o assunto é contratação é: Contratar parentes na clínica médica, devo ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *