Redes sociais para clínica médica: vale a pena investir?

Publicado em 01/04/2018

O uso das redes sociais para clínica médica tem se intensificado nos últimos anos, de maneira que, hoje em dia, milhões de pessoas se conectam (pessoal e profissionalmente) por meio delas.

redes sociais para clínica médica

 

As empresas têm se beneficiado dessa popularização a fim de se aproximarem dos pacientes com páginas e perfis nas mídias on-line. Será que vale a pena investir em redes sociais para clínica médica?

Redes Sociais para Clínica Médica: vale a pena investir?

Por um custo baixo, com retorno altamente positivo e feito de forma bem prática, a presença ativa em redes sociais evita que a sua empresa caia no esquecimento.

Tenha a melhor relação custo-benefício

Manter uma página ou perfil em uma rede social é muito mais barato do que buscar outros tipos de mídia. O acesso às redes sociais normalmente é gratuito. Algumas, porém, oferecem a opção de promover o seu conteúdo por um custo bastante acessível, como o Facebook.

Você pode se responsabilizar pela alimentação de suas postagens ou contratar o serviço de empresas especializadas. Ainda assim, o valor é muito mais viável que a publicidade feita em mídias como TV ou jornal de grande circulação; e o retorno é praticamente imediato.

A velocidade com que as informações se espalham na internet é alta, porque atinge grande número de pessoas que estão conectadas.

Faça uma análise da sua concorrência

Como as redes sociais de empresas são públicas, você consegue acompanhar o movimento dos seus concorrentes por meio delas. Isso é importante para saber quais estratégias estão adotando e sair na frente com as suas táticas de mercado.

Conhecer os “inimigos” é importante para saber o que os faz crescer e quais as suas fraquezas.

Acompanhar a concorrência pelas redes sociais é simples e permite que a sua empresa conheça o próprio potencial, seus pontos positivos e suas falhas. E, a partir daí, tome melhores decisões para buscar o crescimento no mercado.

Torne os seus fãs aliados da marca

É possível, por meio das redes sociais, estabelecer confiança e um relacionamento mais estreito com os pacientes.

O público pode se envolver com interações, compartilhamentos, leituras de postagens que não sejam necessariamente a promoção de serviços (como dados relacionados a saúde, hábitos saudáveis, entre outros). Acima de tudo, por meio das respostas da empresa às perguntas feitas on-line.

A atenção ao paciente faz com que ele se sinta importante para a empresa. A partir da melhor experiência, os pacientes não só tornam-se fãs como também aliados, divulgando a clínica nos próprios canais pessoais e promovendo gratuitamente suas postagens e serviços.

Faça as redes sociais operarem como central de atendimento ao paciente

Depender de uma central de atendimento convencional pode ser muito insatisfatório. Com as redes sociais, é possível facilitar esse canal de comunicação com o público, em todas elas, é possível ao paciente entrar em contato por meio do envio de mensagens diretas ou comentários.

É fundamental que a clínica se dedique a responder a esses contatos rapidamente. Isso deixará os pacientes satisfeitos e fortalecerá a imagem ativa da empresa nessas páginas.

Não adianta fornecer a possibilidade se não existir retorno pronto para quem busca soluções da sua empresa. Treine uma pessoa ou equipe voltada para essa atividade on-line.

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Tenha acompanhamento de feedbacks em tempo real

Saber o que estão falando da empresa fica muito mais simples pelas redes sociais. O espaço de contato serve também para que os pacientes deixem suas impressões acerca dos serviços oferecidos pela empresa.

Caso esses comentários sejam negativos, existe a possibilidade de buscar soluções para eles de forma direta e imediata com quem se queixou. Esse tipo de atendimento poderá transformar uma ideia negativa, em relação à clínica, em positiva.

Agora que você já sabe que as redes sociais para clínica médica são uma opção viável, procure as melhores formas de investir nelas, é um meio de comunicação que não pode faltar na sua clínica. Esse tipo de engajamento trará retornos positivos para a sua clínica.

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