Segredos para divulgar a clínica médica nas redes sociais

Publicado em 02/08/2018

   A todo o momento, centenas de pessoas recorrem às mídias virtuais a fim de buscar referências e contatos. No ramo da beleza corporal, esse número pode ser considerado ainda maior, assim divulgar a clínica médica nas redes sociais aumentam muito as chances de conseguir novos pacientes.

divulgar a clínica médica

Segredos para divulgar a clínica médica nas redes sociais

   As redes sociais concentram uma grande quantidade de informações e dicas para todo tipo de perfil e interesse, como saúde, bem-estar ou esportes, cada qual com uma demanda diferente. Neste cenário há uma boa oportunidade para tornar sua empresa mais presente e reconhecida, por meio de anúncios online ou publicações diversas.

   Os anúncios podem ser segmentados de acordo com o público que se deseja atingir, potencializando ainda mais os resultados. Outra grande vantagem é o baixo investimento a ser feito: a quantia aplicada pode ser inicialmente pequena e aumentar gradualmente de acordo com seu planejamento.

   Se você quer divulgar sua clínica nas redes sociais, esse é o momento certo. Você tem dúvidas a respeito? Quer saber mais sobre os segredos para popularizar seu espaço? Vamos começar a divulgar a clínica médica nas redes sociais? Leia o nosso post até o fim e descubra!

Os benefícios de anunciar em redes sociais

   A gama de redes sociais em destaque neste momento é alta, então, fizemos uma lista com as mais utilizadas e de maior alcance.

Anúncios no Facebook (ou Facebook Ads)

   Quando se fala em divulgar a clínica médica nas redes sociais, logo lembramos do facebook. Com bilhões de usuários em todo o mundo, sendo cerca de 61 milhões somente no Brasil, o Facebook é atualmente a maior rede social existente em número de perfis.

   Como ferramenta de negócios, é possível criar uma aproximação com os pacientes, posicionar a marca de forma sólida por meio da movimentação das fanpages e dos posts patrocinados e, assim, atrair mais consumidores. Seu custo é baixo, podendo começar em R$ 1,00 por dia, considerando os cliques em anúncios.

   Ter atenção às imagens selecionadas e à quantidade de texto inserida nelas é imprescindível para que seu anúncio tenha sucesso. E, mais importante ainda, para que o Facebook permita que ela circule.

   Caso seja necessário, a plataforma também oferece um consultor para guiar seu planejamento de anúncios e garantir um bom retorno.

Anúncios no Instagram

   Também quando citamos em divulgar a clínica médica nas redes sociais, vem a mente o instagram. Com aproximadamente 300 milhões de usuários, o Instagram é outra rede social que tem crescido bastante e trabalha muito com o visual, já que as publicações somente podem conter imagens.

   Alguns anúncios feitos nessa mídia online podem ser identificados pela tarja “patrocinado” que aparece junto à publicação. Deste modo, ao navegar, o usuário poderá distinguir aquela imagem de um postcomum.

   Muitas marcas se preocupam em manter um padrão de organização das postagens, utilizando um único modelo para legendas, por exemplo, para chamar a atenção do público, reforçando assim seu reconhecimento. Mas é importante lembrar que só é permitida a inserção de um único link em cada postagem para um acesso externo, como sitesblogs ou landing pages, por exemplo.

  O investimento inicial também pode ser diário e aumentar gradualmente. Assim como ocorre com o Facebook, a rede permite o impulsionamento de postagens para expandir o alcance de sua clínica nas redes sociais.

Anúncios no Google (Google Adwords)

   Para que sua clínica seja encontrada, é necessário divulgação e pesquisa, certo? E, como sabemos, a ferramenta mais utilizada para esse tipo de ação é o Google.

   Ser encontrado nesse site é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que queira utilizar a internet como principal canal de divulgação e, como o ditado diz, “quem não é visto não é lembrado”.

   Ter uma posição de relevância nas páginas de pesquisa é imprescindível, pois sabemos que muitos usuários não vão além da primeira página de resultados.

   Para colocar sua clínica no topo da lista, é possível investir em links patrocinados, nos quais você também aplica somente a quantia disponível e bem calculada. Cada vez que o anúncio recebe um clique, você paga um valor fixo, de acordo com o que foi investido.

As possibilidades oferecidas pelo WhatsApp

   Agora que você já sabe como inserir a sua clínica nas principais redes sociais, é hora de falar um pouco sobre o WhatsApp, aplicativo de mensagens de grande aderência no Brasil.

   Sua função é diferente das redes sociais. Enquanto as mídias online criam um relacionamento em longo prazo, a comunicação pelo WhatsApp é imediata.

   Para usá-lo como uma ferramenta eficiente na divulgação de sua clínica, comece organizando os contatos de pacientes. Depois, planeje ações periódicas. Se já existe uma pré-determinação de atividades, novidades e promoções, selecione os contatos que podem se interessar por cada uma e envie os comunicados nas datas estipuladas.

   Outra utilidade do WhatsApp é a possibilidade de controlar a agenda da clínica marcando, remarcando e confirmando os horários dos pacientes instantaneamente.

   O histórico das conversas fica registrado para que haja um amplo controle sobre o que já foi repassado ao paciente e para que ele não fique saturado e confuso com o fluxo de informações.

Teste Grátis

O WhatsApp Business

   Uma versão nova do aplicativo para empresas está sendo desenvolvida para aumentar suas possibilidades de uso. Ele já está em fase de testes e se chamará WhatsApp Business. Promete funcionalidades interessantes, como a inserção de endereço, a descrição de serviços e horário de atendimento, além do envio de mensagens automáticas.

   É bom ficar de olho nessa novidade para se adaptar ao seu uso, tão logo ela for lançada.

Algumas dicas para utilizar o WhatsApp

   O WhatsApp como canal de relacionamento deve ser usado com cautela, para ajudar o paciente sem tornar o contato exaustivo ou incômodo. Além do planejamento de ações, lembre-se de sempre tratá-los de acordo com as regras de etiqueta, que incluem educação e ética.

  • se ele não puder responder de imediato, não insista. Dê um tempo e retome o contato depois;
  • caso sinta que ele está com dúvidas ou que as informações não estão claras, ofereça-se para explicar. E, se necessário, até mesmo entrar em contato por e-mail ou telefone a fim de passar mais detalhes.
  • somente envie mensagens para pacientes que autorizarem o contato por WhatsApp ou que já falaram com sua empresa antes. Do contrário, essa ação se torna invasiva;
  • fale somente o necessário. Transmita informações curtas e objetivas, de fácil leitura e entendimento, fornecendo outra forma de conversação ao final do texto;
  • treine os funcionários para realizarem bem esse atendimento online. Algumas equipes podem ser formadas para atender por turnos, possibilitando que o paciente seja contatado somente no horário que for mais conveniente para ele.

   Estas são apenas algumas orientações para que a presença da sua clínica nas redes sociais seja mais visível. Há soluções diversas para este tipo de divulgação, então não se esqueça de avaliar bem o seu tipo de negócio para tomar as decisões corretas e assim divulgar a clínica médica nas redes sociais

   Se esse artigo foi útil para você, siga-nos no FacebookYouTube e Twitter e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *